COZINHA DA SOLANGE

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bolo Cuca com Morangos



Olá pessoal,

Hoje é quinta-feira! Espero que todos estejam bem! Resolvi postar para vocês uma receita bem antiga, que eu colecionava, da Revista Manequim (Ed. Abril). É aquela revista de moda e figurinos....lembram-se? Então, antigamente eles editavam fichas de pratos culinários (diversos) e dentre estes, achei uma receita pra lá de maravilhosa, um bolo Cuca de Morangos! Ele é....assim.....di-vi-no!
Qualquer pessoa pode fazê-lo, criança e adulto. É muito fácil, rápido, prático e o melhor.....muuuuito gostoso! Tenho certeza que vocês vão amar! Aproveitem para fazer neste final de semana.

Beijooooosssss!

Solange Branco

CUCA COM MORANGOS




Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
125 grs de manteiga ou margarina sem sal
2 ovos
1 xícara de leite
2 colheres (chá) de canela em pó
750 g de morangos



Modo de Fazer:
Misture a farinha de trigo com o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga ou margarina em pedacinhos e misture com a colher mesmo (não precisa ser com os dedos). Faça uma cavidade no meio. Misture os ovos bem batidos ao leite e despeje na massa mexendo levemente com um garfo.
Coloque numa forma refratária untada e enfarinhada de 35 x 24 cm. Asse em forno moderado preaquecido (180º) por 25 a 30 minutos.

NOTA: A receita original pede para que você corte os morangos em fatias, disponha sobre o bolo e polvilhe com a mistura de 1/4 de xícara de (chá) de açúcar com a canela em pó. Mas segue abaixo uma adaptação que fiz e deu super certo, incluindo o creme de confeiteiro....veja.....


Creme:

600 ml de leite integral
3 colheres de (sopa) de amido de milho (Não muito cheias)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 lata de leite condensado
1 gema (passada pela peneira)

Como fazer:
Junte ao leite, amido de milho, baunilha, leite condensado e a gema peneirada. Misture delicadamente e leve ao fogo moderado até começar a engrossar. Deixando cozinhar por 5 min. aproximadamente ou até começar a desgrudar da panela.

Calda:
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara de (chá) de açúcar
6 raminhos de cravo-da-índia
1 pau de canela
Morangos picados

Leve ao fogo baixo em uma panela, água com açúcar, cravo e canela. Quando levantar fervura, acrescente os morangos picados e deixe apurar um pouco. Reserve.

Montar: Com o auxílio de um garfo, fure todo o bolo, regue-o com metade da calda, coloque o creme de confeiteiro sobre o bolo, corte os morangos em fatias, disponha sobre o creme, regue o restante da calda e polvilhe canela em pó.

Variações:
Você pode adaptar com outras frutas, por exemplo banana nanica, maçã, abacaxi...

Corte a banana em rodelas ou no comprimento, faça uma calda rala e cozinhe-as nesta calda, até ficarem macias. Repita o processo do creme, distribua as bananas cozidas na calda por cima e polvilhe canela em pó.
Use sua imaginação para criar outras sugestões!

Bom apetite!!!!

Fonte: Revista Manequim / Edit. Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!