COZINHA DA SOLANGE

sexta-feira, 23 de julho de 2010

BERINJELA RECHEADA COM CARNE MOÍDA

Olá Pessoal,

como havia dito, o blog da Neyma - Itaipava -RJ, é fantástico! Não poderia deixar de postar essa dica sobre a berinjela, que todos adoramos aqui em casa.
Neyma você é um amor! Adorei seu Blog! Me identifiquei muito com você e sua história.
Muito obrigada por suas dicas, são maravilhosas, assim como acredito que você seja.....parabéns!

Solange Branco



Ingredientes:

  • 2 berinjelas grandes
  • 1/2 kg de carne moída magra
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • 1 envelope de caldo de carne em pó
  • 1/2 xícara de molho de tomate
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1/2 xícara de vinho Madeira
  • 4 colheres (sopa) queijo parmesão ralado
  • 1 colher (chá) de orégano

Modo de preparo:

Corte as berinjelas ao meio, no comprimento, retire os miolos com as sementes, passe uma pitada de sal em cada metade e leve ao forno fraco para amolecerem, com os cortes para baixo, enquanto prepara a carne.

Prepare a carne, colocando numa panela com a cebola, os miolos da berinjela picados, o alho, o pó do caldo e as folhas de louro. Leve ao fogo médio, não precisa colocar óleo, e vá mexendo de vez em quando.

Quando a carne estiver bem cozida, acrescente o molho inglês, o molho de tomate e o vinho. Deixe evaporar os líquidos.

Recheie as metades com a carne, salpique com orégano, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Simples, rápido e gostoso!!




Algumas informções sobre a berinjela:

A beringela ou berinjela[a][1] é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimento, da batata e do tomate. É sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. A época de plantio, no hemisfério norte, é de Setembro a Fevereiro e, em regiões de clima quente, o ano todo.


Estudos recentes demonstram que a berinjela tem mostrado eficácia no tratamento de hipercolesterolémia e no controle do colesterol. Recentemente, uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo, revelou que a berinjela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol. Porém, ainda não se sabe qual o princípio ativo responsável pela redução das taxas de colesterol, mas os cientistas suspeitam de um alcalóide existente na berinjela.

Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo, para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.

Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.
É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.


Fonte:Wikipédia

Créditos: Neyma - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!